sábado, 31 de outubro de 2015

LIBERDADE DE EXPRESSÃO – SURREALISMO INOVADOR


LIBERDADE DE EXPRESSÃO – SURREALISMO INOVADOR

Acácio Cainete é um artista que já percorreu muitos caminhos, muitas técnicas e muitas temáticas, em todos eles se discerne uma forte aproximação ao surrealismo, mesmo nas obras que o próprio autor classifica de realismo ou natureza.
Mas é nas obras de pendor claramente surrealista (surrealismo e arte fantástica) que Acácio Cainete mais se destaca pela criatividade e, especialmente pela larga e equilibrada paleta de cores fortes e vivas. De si próprio o artista afirma que “transporta para a pintura e para o desenho a sua criatividade e originalidade, inspirando-se nos seus sonhos, pesadelos no subconsciente, no sobrenatural e no irracional, não se limitando somente à cor, integrando texturas diferentes (colagens, de papel, tecido, areia, rendas e outras)”.
Com estas características, grande parte das suas obras podem-se considerar com facilidade integradas no actual conceito das novas configurações.
As suas obras são criadas sem pressões de terceiros ou influências comerciais, pinta e desenha por gosto, o que lhe apetece sem a preocupação de criar um estilo.
É pois por convicção, que Acácio Cainete abraça e expande os conceitos surrealistas, criando sempre telas e objectos de forte impacto emotivo e com apontamentos de crítica social.

Considera que deixou de “ser escravo do tempo e passou a saborear o tempo “Desenhar ou pintar é para si a mais saborosa sensação de paz, e da harmonia da mente, “é como que a descarga das pressões profissionais e sociais que nos impuseram ao longo dos anos “.

Sem comentários:

Publicar um comentário