terça-feira, 8 de novembro de 2016

"Fragmentos"



Para se falar de Acácio Cainete temos que fazer uma viagem a partir do século XIV começando por HieronymusBosch e outros seguidores até Salvador Dali.
Sendo assim, classifico o artista como pintor de “Arte Fantástica”, com apontamentos surrealistas.
Arte não muito definida desde os seus primórdios mas particularmente muito importante para a arte romântica, simbolismo e surrealismo.
A razão por vezes gera monstros e o artista no seu estranho universo cria ele próprio e pergunta a ele mesmo se o reino da fantasia tem significados num mundo estranho e extraordinário na vida e na arte.
Acácio Cainete com sua obra celebra a fantasia, a imaginação, os sonhos, o grotesco e visões de outros mundos, no seu mundo interior, rodeia-se de emoções, conflitos, pensamentos, choques, interpretações e muito mais.
Aí o artista gera outros fenómenos com agressividade nas cores, quer nos planos lisos ou nas técnicas mistas.
As suas imagens delicadamente assustadoras, animalescas e grotescas na tela confundem-se e cria um fenómeno que nos tira da nossa compostura social, política e religiosa.
Choca o espectador na descompostura com equilíbrio, nos azuis, vermelhos e verdes intensos.
Nas suas obras tais como “Homenagem à Mulher”, o autor mostra-nos um conflito romântico entre o fantástico e o surreal, seguindo as normas do surrealismo puro.
Para além da simples compreensão as imagens que nos apresenta existem em nós próprios e aparecem e vivem connosco quer em sonhos ou em realidades frente ao espelho.
Nos desenhos meticulosos e rigorosos, Acácio Cainete faz-nos viajar pelo mundo de fantasia e de histórias infindáveis, não precisando de cores para salientar ou criar ilusões de óptica, pois a própria fantasia e o grotesco habitam no suporte.
Resumindo a obra nas técnicas de acrílico, óleo ou mista, Acácio Cainete não se subjuga a qualquer tipo de jogos duvidosos técnicos e de cor, é ele mesmo impondo-se sem pressões.
A viagem com este pintor termina na assinatura do mesmo, rigorosamente desenhada “interrogando-me” se Acácio Cainete é um artista fantástico, surreal ou real… pois o mesmo é tudo isso e muito mais, um criativo no campo da Arte.
Arte Fantástica, Surrealista e Realista é um tema para os estudiosos, esperado que Acácio Cainete faça parte desses manuais para uma pesquisa profunda.

angelovaz
pintor

Sem comentários:

Enviar um comentário